Partilhareste artigo
Os empréstimos concedidos a particulares para a compra de casa registaram um aumento de 4,4% em novembro, face ao mesmo mês de 2020, atingindo os 96,6 mil milhões de euros.
“Os empréstimos ao consumo continuaram a acelerar: cresceram 2,2% relativamente a novembro de 2020, para 19,2 mil milhões de euros [compara com 1,7% registado no mês anterior], refere o Banco de Portugal num a nota de informação divulgada esta quarta-feira.
Adianta que, “em novembro, 1,5% do stock total de empréstimos dos bancos aos particulares estava em incumprimento, atingindo um novo mínimo histórico”.
“Para a redução deste rácio contribuiu, maioritariamente, a diminuição do rácio de empréstimos ao consumo e outros fins que se encontram em incumprimento [reduziu 0,7 pontos percentuais face ao mês anterior, para 4,6%]”, frisa.
Subscrever newsletter
Explica que “estes empréstimos deixaram de estar registados no balanço dos bancos devido à venda de empréstimos e à conversão em empréstimos abatidos ao ativo”.
No segmento empresarial, em novembro, o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas “cresceu 4,7% em relação a novembro de 2020, para 76,0 mil milhões de euros [tinha crescido 4,9% no mês anterior]”.
Segundo o Banco de Portugal, “o ritmo de crescimento destes empréstimos diminuiu pelo sétimo mês consecutivo”.
Atualizada às 12H42 com mais informação
Deixe um comentário