//Endesa: Primeiro ponto de carregamento rápido é numa estação Galp

Endesa: Primeiro ponto de carregamento rápido é numa estação Galp

A Endesa inaugurou o seu primeiro ponto de carregamento rápido numa estação de serviço Galp. Este é o primeiro dos cincos pontos de carregamento para veículos elétricos na sua rede espanhola.

A primeira infraestrutura de carregamento, já em funcionamento, situa-se na estação de serviço da Galp localizada na estrada N-II, sentido Madrid, no município de Alcalá de Henares, anuncia a Endesa em comunicado. Os restantes pontos irão estar em Málaga, Sevilha, Saragoça e Badajoz.

Todos os pontos são de carregamento rápido, com uma potência de 50 kW, permitindo carregar 80% da autonomia do carro elétrico entre 15 e 20 minutos. Além disso, cada ponto permite carregamentos tanto em corrente contínua como em corrente alternativa, estando assim ao serviço de todos os modelos de veículos elétricos existentes no mercado.

Todos os pontos de carregamento estarão conectados a uma plataforma digital da Endesa que permitirá a interoperabilidade e o controlo remoto. Basta descarregar a aplicação móvel ecaR, disponível para iOS e Android, e os utilizadores poderão procurar os pontos de carregamento, conhecer o seu estado e até fazer o pagamento através de cartão de crédito, sem que seja necessário ser cliente da Endesa.

O acordo entre as duas energéticas faz parte do plano de desenvolvimento de infraestruturas de acesso público de carregamento para veículos elétricos apresentado pela Endesa em novembro. O plano ambicioso que está já em marcha em Espanha prevê 108 mil pontos de carregamento elétrico públicos e privados nos próximos cinco anos.

Em mobilidade elétrica, a Galp abriu o seu primeiro ponto de carregamento rápido em 2010, convertendo-se nesse momento na primeira operadora da Europa a providenciar o serviço. Atualmente, a energética tem em curso um plano de expansão com vista a reforçar a cobertura ibérica.

Ver fonte

TAGS: