//ERSE. Gasolina vendida mais barata do que “preço eficiente”, gasóleo mais caro

ERSE. Gasolina vendida mais barata do que “preço eficiente”, gasóleo mais caro

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta segunda-feira que os preços de venda ao público de gasolina ficaram abaixo do “preço eficiente”, enquanto os preços de venda no gasóleo ficaram acima, na semana entre 23 e 29 de maio.

Esta é a conclusão do primeiro relatório semanal de monitorização dos preços dos combustíveis, que a ERSE prometera na sequência das últimas intervenções do governo. Desta forma, o regulador liderado por Pedro Verdelho procura munir os consumidores de uma ferramenta para comparar preços e sinaliza ao merca que está vigilante (pois compara os preços fixados pelas gasolineiras com os preços calculados pelo regulador).

“Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 2,2 cêntimos por litro abaixo do preço eficiente no caso da gasolina 95 simples e 0,5 cêntimos por litro acima no caso do gasóleo simples”, lê-se na análise enviada à redação.

Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1% abaixo do preço eficiente e o gasóleo simples 0,3% acima.

Explica a ERSE que o “preço eficiente” é um preço médio semanal determinado pelo regulador, calculado pela soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária (incluindo as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional), os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

A este cálculo acrescem os preços de pórtico (preço comunicado pelas gasolineiras de venda ao público sem efeito de quaisquer descontos) e os preços com descontos.