//Escolhas sustentáveis estão mais difíceis para 54% dos portugueses por razões financeiras

Escolhas sustentáveis estão mais difíceis para 54% dos portugueses por razões financeiras

Mais de metade dos portugueses consideram “mais difícil” fazer escolhas sustentáveis, quando vão às compras, dada a conjuntura social e financeira atual. A nível global, a fatia de consumidores que não pode fazer escolhas sustentáveis por questões financeiras é de 45%, em Portugal é de 54%. O que não admira, se atendermos a que, de acordo com um inquérito realizado pela Kantar, 62% dos portugueses assumem ser “difícil” ou mesmo “muito difícil” fazer face às despesas com produtos alimentares e bens essenciais.

A inflação, a guerra e a instabilidade política são questões que estão a preocupar crescentemente as famílias portuguesas e a obriga-las a mudar as suas escolhas, indica o mais recente estudo da consultora de mercado, cujos dados foram divulgados pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, parceira no segmento do retalho alimentar. Intitulado “Who Cares, Who Does?”, o estudo mostra, ainda, que a estabilização da pandemia, e o regresso ao trabalho presencial, se traduzem num aumento da frequência de compra de comida já pronta, já que se passa menos tempo em casa.