//Especialista acredita que os agricultores vão pagar pelo uso da água

Especialista acredita que os agricultores vão pagar pelo uso da água

Portugal não pode meter os ovos todos no mesmo cesto, mas tem de ser rápido e ágil nas respostas ao crescente problema de falta de água no país. Porquê? Porque a tendência é para que este problema aumente e com ele a escassez e a subida dos preços. No imediato, os agricultores serão os que vão sentir mais a subida da fatura.

Nesta entrevista à Renascença, à margem da Cimeira “Digital With Purpose” realizada no Estoril, Nizar Kammourie fala de diferentes soluções e metodologias para captação e reaproveitamento de água e como funcionam. O CEO do SAWACO Water Group explica ainda o que procuram hoje os países e regiões.

Este grupo aplica soluções em grande escala em todo o mundo, ainda assim, Nizar Kammourie comenta a dessalinizadora projetada para o Algarve e deixa conselhos.


Onde trabalha neste momento, em que países?

Trabalho entre a Arábia Saudita e o Canadá. Temos muito investimento em tecnologias no Canadá e estamos também a implementar muitas tecnologias da América do Norte na Arábia Saudita, estamos a testá-las.

Que tipo de tecnologias?

Como a “capacitive deionization” e o “brine management” (a remoção de iões de sódio, os sais minerais dissolvidos nas águas residuais).

Como um recurso cada vez mais escasso, quais são as melhores soluções que estão hoje disponíveis para garantir água potável à população?

Diferentes geografias têm requisitos diferentes.

Em regiões áridas como a Subsaariana, como o estado do Golfo Pérsico, há muito pouca precipitação, por isso não há água natural para captar, a única solução é abrir poços e retirar água de aquíferos subterrâneos. É a chamada água fóssil, é usada uma vez e não são reabastecidos, por isso têm muito cuidado com essa água.

A fonte renovável de água é a dessalinização, da água do mar ou do Golfo. Ocorre em áreas que não têm precipitação de chuvas. Quando há água disponível, mas a água é de má qualidade devido à poluição, aplicamos diferentes tecnologias como a dessalinização de água salobra, também para tornar a água mais sustentável e utilizável.

Essa água é reaproveitada, tratada?

Sim, temos que tratá-la, mas não precisamos dessalinizá-la, porque não é solução salina. É água com muitas impurezas. Fazemos vários níveis de pré-tratamento e filtração e passamos por um processo de osmose reversa, mas com pressão mais baixa. Ou seja, consome menos energia, mas produz a mesma qualidade de água.

Água potável?

Sim, claro! É tão boa como a água natural.

Qual será a melhor solução para a Europa?

Temos áreas com água de rio onde a poluição ou as impurezas têm um nível aceitável, aqui podemos aplicar uma filtragem simples, não custa muito. É o que acontece aqui em Portugal, no resto da Europa e no Canadá. Há ainda outras áreas onde a única fonte de água poderá ser o aquífero, mas também aqui só é necessária alguma filtragem e às vezes o que chamamos de processo de osmose reversa.

Ver fonte

TAGS: