//Estado de emergência renovado e com novo prolongamento à vista

Estado de emergência renovado e com novo prolongamento à vista

Foi renovado o estado de emergência em Portugal. O Parlamento aprovou esta sexta-feira o decreto do Presidente da República, que prolonga este estado excecional até 8 de dezembro. Mas o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já garantiu que será discutido um novo prolongamento dentro de duas semanas.

PS, PSD e a deputada independente Cristina Rodrigues votaram a favor do documento, representando 81% dos parlamentares; Bloco de Esquerda, CDS-PP e PAN abstiveram-se; votaram contra o PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e Joacine Katar Moreira.

“Estaremos aqui a discutir nova prorrogação do estado de emergência daqui a duas semanas”, anunciou Eduardo Cabrita na intervenção que encerrou o debate parlamentar. O segundo período do estado de emergência (do outono) vai vigorar entre 24 de novembro e 8 de dezembro.

Antes disso, o ministro da Administração Interna admitiu que “com muita probabilidade” haverá um aumento da lista de concelhos de risco nos próximos dias, para mais de 200. Isto já depois de um fim de semana em que poderão ficar com menos restrições alguns dos 191 municípios de risco, por terem mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes.

O debate parlamentar ficou marcado pela crítica à falta de recurso aos meios privados de saúde e a realização do congresso do PCP.