//Este é o truque para se manter concentrado no trabalho

Este é o truque para se manter concentrado no trabalho

“A sabedoria é a arte de saber o que ignorar”, escreveu o psicólogo William James. Infelizmente, se este for o caso, poucos de nós podem dizer honestamente que somos sábios. Saber para onde direcionar a nossa atenção tornou-se num grande desafio.

Muitos de nós lutam contra a distração todos os dias sem realmente perceber o que nos distrai e porquê, indica o Fast Company. Mas, se quisermos focar-nos no trabalho produtivo e significativo, precisamos de entender o que está a atrapalhar-nos.

Há apenas dois tipos de distrações com as quais nos devemos preocupar, de acordo com Daniel Goleman, autor de “Focus: The Hidden Power of Excellence”.

Distrações sensoriais (externas): Coisas que acontecem ao nosso redor, como colegas a conversar, telefones a tocar, pessoas a moverem-se à nossa volta, música a tocar, etc.

Distrações emocionais (internas): Pensamentos que fazem com que a nossa atenção se desvie do que estamos a fazer.

As distrações internas são mais difíceis de tratar, pois não podem ser corrigidas ao desativar as notificações.

Aqui estão três das principais maneiras pelas quais a sua cultura de trabalho promove a distração interna (e como corrigi-las).

1. Problema: Trabalho à distância ou falta de interação social
Alan Hedge, especialista em design de locais de trabalho da Universidade de Cornell, diz que o facto de sermos criaturas sociais torna particularmente difícil ignorar distrações relacionadas com outras pessoas. No entanto, renunciar a toda interação humana é igualmente perturbador. O diretor de pesquisa do Future Workplace, Dan Schawbel, disse: “O maior problema que a maioria das pessoas enfrenta diariamente é o isolamento”. Isolamento no local de trabalho leva-nos ao Twitter ou ao Facebook.

Solução: Agendar hora para reuniões, chamadas ou atividades sociais
Para combater a distração do isolamento, precisamos de equilibrar a nossa necessidade de foco com a nossa necessidade de socialização. Isso significa ter tempo para se conectar com as pessoas com quem trabalha e não apenas recorrer à comunicação impessoal.

2. Problema: Multitasking
Até agora, sabemos que multitasking é um mito. Viver num espaço de constante meia atenção faz com que o nosso cérebro perca o foco. De acordo com Goleman, os nossos cérebros querem que façamos um plano para lidar com as coisas que são importantes para nós. E quando não, essas tarefas inacabadas continuam a surgir na nossa mente.

Solução: Adotar um programa de trabalho concebido em tornar uma tarefa única
A falta de prioridades é provavelmente uma das maiores distrações internas no trabalho. Se este for o caso, então, a luta pela distração resume-se à priorização.

3. Problema: Ambientes de trabalho imprevisíveis
Finalmente, o nosso ambiente de trabalho raramente promove a concentração. Os nossos cérebros são brilhantes em perceber qualquer coisa que não corresponda a um padrão. Somos atraídos pela novidade, que faz uma distração – como um colega de trabalho alto ou ouvir uma conversa unilateral – num dia de trabalho que seria monótono e muito difícil de ignorar.

Solução: Torne-se mais confortável com as distrações
Pode parecer contra-intuitivo, mas bloquear as distrações no seu ambiente não é a melhor resposta. Em vez disso, precisa se sentir confortável com elas. É fácil culpar a notificação, a redesocial e os colegas de trabalho quando você se sente distraído.

Ver fonte

TAGS: