//Exploração de lítio em Portugal “não é viável” e pode ser uma “fraude”

Exploração de lítio em Portugal “não é viável” e pode ser uma “fraude”

Não é viável a exploração de lítio em Portugal, afirma o presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, Óscar Afonso, em declarações à Renascença.

“A evolução dos preços, com a dimensão das reservas e com os custos fixos e variáveis associados ao projeto, não consigo perceber como é que pode ser viável”, defende o professor da Faculdade de Economia do Porto.

As reservas de lítio em Portugal são “insignificantes”, diz Óscar Afonso, que prevê o abandono precoce das explorações.

Só num contexto extremo, em que acabem as reservas mundiais, é que o presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude admite a aposta numa exploração, por exemplo, em Montalegre.

Óscar Afonso considera que a eventual utilização de fundos comunitários para a instalação em Portugal de uma refinaria de lítio pode ser entendida como uma fraude.

Lítio em Montalegre. Estudo aponta impactes negativos "minimizáveis"

“Se eu achar que as pessoas sabem que aquilo não é rentável e mesmo assim avançam, porque o objetivo é aceder a fundos comunitários, que compensam isso e, portanto, não se importam, isso é uma coisa fraudulenta em relação às pessoas que lá vivem e em relação ao resto da Europa. Se eu acreditar que as pessoas sabem isso e, mesmo assim, querem avançar: é uma fraude”, conclui o presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude.

Contactado pela Renascença, o Ministério do Ambiente não se mostrou disponível para esclarecer estas dúvidas sobre a exploração de lítio em Portugal.

Ver fonte

TAGS: