//Famílias gastam mais 10% em compras neste mês de Natal em comparação com 2022

Famílias gastam mais 10% em compras neste mês de Natal em comparação com 2022

Adversidades como as altas taxas de juro no crédito à habitação ou até mesmo a inflação, que, em 2023, continuou a produzir um impacto significativo nos preços ao consumidor, não demoveram as famílias de gastar mais nesta corrida às compras de Natal, assim o revelou o cenário comercial português nos primeiros vinte dias de dezembro, ao registar não só um aumento homólogo de 14% nos pagamentos efetuados com cartão, como também um avanço de 10% na faturação total.

Estes dados pertencem ao Reduniq Insights e foram compilados pela rede nacional de aceitação de cartões da marca Unicre, que detém cerca de 70% da quota de mercado, a pedido do DN/Dinheiro Vivo. Numa análise mais detalhada, entre dia 1 e 20 deste mês, destacaram-se alguns períodos-chave no que toca às receitas. É o caso de 1, 5, 8 e 13 de dezembro, que cresceram os montantes em 38%, 27%, 20% e 22%, respetivamente, em comparação com o igual período do ano passado.