//Faturação da Efacec sobe 30% para 137 milhões no primeiro semestre

Faturação da Efacec sobe 30% para 137 milhões no primeiro semestre

“Os resultados do semestre dão continuidade à curva de recuperação ascendente iniciada no último trimestre de 2020. No que se refere à atividade comercial, aumentámos as encomendas em 20% para um valor de 147 milhões de euros, mais 24,3 milhões de euros, impulsionando o crescimento da faturação em 30% para um valor de 137 milhões de euros, com aumento de 32 milhões de euros”, anunciou, em comunicado, a Efacec.

Por sua vez, os custos fixos (sem as medidas covid) cederam, neste período, 7% para 52 milhões de euros.

Entre janeiro e junho, o resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de gestão cresceu 10% para 1,8 milhões de euros, ou seja, mais 27,6 milhões de euros do que no mesmo semestre de 2020.

A dívida líquida da Efacec situou-se em 162,8 milhões de euros, “praticamente constante desde o momento do financiamento com garantia de Estado em agosto de 2020”.

Neste período, a atividade gerou 1,3 milhões de euros de ‘cash flow’ operacional, o que compara com 22,8 milhões de euros negativos apurados no primeiro semestre do ano anterior.

“Os números que apresentamos demonstram que a empresa tem um relevante valor económico, seguindo a sua estratégia num quadro extremamente limitado de acesso a instrumentos financeiros. Estamos cientes de que enfrentamos tempos exigentes que nos continuam a colocar à prova, e que a limitação ao acesso a instrumentos financeiros, poderá condicionar os resultados dos próximos meses”, apontou.