//Fitch melhora rating do Abanca

Fitch melhora rating do Abanca

A agência de notação financeira (‘rating’) Fitch melhorou a avaliação do crédito de longo prazo do banco espanhol Abanca, de BB+ para BBB-, para nível de investimento, foi hoje divulgado.

Esta melhoria na classificação coloca o Abanca “em linha com os seus pares” na categoria de grau de investimento, bem como em perspetiva “estável”.

De acordo com um comunicado da Fitch, a alteração “reflete melhorias notáveis na qualidade dos ativos, como evidenciado pela redução de ativos problemáticos”, como por exemplo crédito malparado.

A melhoria do ‘rating’ reflete ainda “a sua marca fortalecida na sua região, a sua posição de capital sã e perfil estável de financiamento e liquidez”, de acordo com a Fitch, “mas também a sua modesta, apesar de em melhoria, rentabilidade operacional ‘core’ (principal)”.

A Fitch reconhece que “a geração de receitas melhorou estruturalmente, impulsionada pelo crescimento do crédito e pelo maior volume de produtos fora do balanço”.

O Abanca adquiriu o negócio português do Deutsche Bank em março 2018, e em novembro comprou a operação espanhola da Caixa Geral de Depósitos (CGD) .

Para a Fitch, “a aquisição do Deutsche Bank Portugal e o posicionamento estratégico do Abanca para alargar o seu negócio de seguros deve aumentar a receita com comissões e diversificação de receitas.”

“Isto, combinado com um crescimento continuado de volumes de crédito, melhorias na qualidade dos bens e ganhos nos custos de eficiência, deve apoiar os ganhos de 2019”, acrescenta a agência norte-americana.

Ver fonte