//FMI pede medidas para prevenir riscos que ameacem a estabilidade financeira global

FMI pede medidas para prevenir riscos que ameacem a estabilidade financeira global

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou esta quarta-feira que a estabilidade financeira mundial pode ser posta em causa se não forem tomadas medidas, e apelou a que se mantenham os apoios à economia.

Numa atualização ao seu Relatório sobre a Estabilidade Financial Mundial, o FMI vê riscos de correção em algumas classes de ativos, insolvências e aumento do endividamento de famílias com menores rendimentos.

“Os riscos de estabilidade financeira têm sido controlados até agora, mas não podemos tomar isso como garantido”, alertam Tobias Adrian, conselheiro financeiro e diretor do Departamento de Mercado de Capitais do FMI, e Fabio Natalucci, diretor-adjunto do mesmo Departamento, numa nota conjunta.

“Até que as vacinas estejam amplamente disponíveis, a recuperação do mercado e recuperação económica apoiam-se na continuidade do apoio e suporte da política monetária e orçamental”, adiantam.

Segundo o FMI, “os riscos de estabilidade financeira estão sob controle até agora, mas são necessárias medidas para lidar com as vulnerabilidades financeiras expostas pela crise”:

Entre as fragilidades existentes, o FMI destaca “o aumento da dívida corporativa, fragilidades no setor de instituições financeiras não bancárias, aumento da dívida soberana, desafios de acesso ao mercado para algumas economias em desenvolvimento e redução da rentabilidade em alguns sistemas bancários”.