//França suaviza posição da UE e Macron e Putin devem encontrar-se nos “próximos dias”

França suaviza posição da UE e Macron e Putin devem encontrar-se nos “próximos dias”

A França defende um diálogo direto entre a União Europeia (UE) e a Rússia sobre a arquitetura da segurança na Europa, disse o secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Clément Beaune, este domingo.

A aproximação suave também visará libertar tensões aos mercados da energia, uma vez que a Rússia é um super fornecedor de gás e a Europa altamente dependente dessa matéria prima.

É necessário que “tenhamos, como União Europeia (…) propostas, um diálogo organizado e regular com a Rússia, ao mesmo tempo que nos mantemos firme”, disse a vários órgãos de comunicação social este membro do Governo de França, pais que detêm este semestre a presidência do Conselho da União Europeia.

Na visão de Clément Baume, o Presidente russo, Vladimir Putin, favorece o diálogo com os Estados Unidos porque “recorda os tempos da Guerra Fria e o choque de superpotências” e também porque isso lhe permite, potencialmente, “dividir” os europeus.

“O que temos de fazer é manter-nos unidos como ocidentais, estar presentes como europeus. A União Europeia está a fazer o suficiente? Provavelmente não”, disse o secretário de Estado.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, já tinha, num discurso no Parlamento Europeu, pedido um diálogo entre a UE e a Rússia sobre “uma nova ordem de segurança na Europa”.