//Frota da Portugália atingirá 26 aviões Embraer em 2022

Frota da Portugália atingirá 26 aviões Embraer em 2022

O ministro das Infraestruturas já tinha admitido na semana passada, durante a apresentação do plano de reestruturação da TAP, que ia ser feita uma aposta na Portugália (TAP Express, na denominação oficial) e que a frota iria duplicar. Ao Dinheiro Vivo, fonte oficial do ministério de Pedro Nuno Santos indica que “a frota atingirá os 26 aviões Embraer em 2022”.

O que significa que no próximo ano e em 2022 a transportadora aérea vai receber 13 aeronaves. “A TAP está constantemente a monitorizar as condições de mercado. A grande maioria dos aviões da TAP e da Portugália não são comprados, mas sim alugados em regime de leasing”, explica ainda.

A transportadora do grupo TAP tem na sua frota 13 aviões da fabricante brasileira: nove aeronaves Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros, e quatro Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros. Com menos lugares para passageiros que a frota da TAP (o modelo mais pequeno da TAP é o A319 que permite uma ocupação na casa dos 140 passageiros), a Portugália vai estar mais focada a fazer ligações ponto a ponto, potencialmente realizando mais ligações a partir do Porto e de Faro.

“A aposta na TAP Express vai, pelo menos, permitir ou tornar viável um conjunto de operações que não o são, se forem feitas pelas TAP”, disse o ministro das Infraestruturas durante a apresentação do plano de reestruturação da TAP na semana passada, tendo acrescentado que “vamos aumentar a capacidade de servir a região norte a partir do Sá Carneiro, mas, mais uma vez, é um trabalho da gestão e que depende da procura”. Esta semana, numa audição parlamentar sobre a TAP, Pedro Nuno Santos sublinhou que “o aeroporto Sá Carneiro é o principal do noroeste peninsular e tem potencial para crescer. A TAP tem um papel importante no aeroporto, que nunca vai perder e vamos tentar através desta aposta na Portugália, aumentar também a viabilidade; fazermos outro tipo de voos a partir do Porto”.