//G7 critica decisão da Índia de proibir exportações de trigo

G7 critica decisão da Índia de proibir exportações de trigo

Os ministros da Agricultura do G7 criticaram neste sábado a decisão da Índia de proibir as exportações de trigo, argumentando que tal decisão “só irá piorar a crise” no fornecimento de grãos, já sob tensão com a guerra na Ucrânia.

Os ministros da Agricultura do G7 reunidos, em Estugarda, na Alemanha, “recomendaram” neste sábado levar esta questão para a reunião de chefes de Estado e de Governo do grupo em junho, onde a Índia estará presente como convidada.

“(…) Se todos começarem a impor tais restrições às exportações ou mesmo encerrar os mercados, isso só piorará a crise e também prejudicará a Índia e os seus agricultores”, disse o ministro da Agricultura alemão, Cem Özdemir, após uma reunião com seus homólogos em Estugarda.

“Nós apelamos à Índia que assuma as suas responsabilidades como membro do G20”, acrescentou, em reação ao anúncio de Nova Deli.

“Nós somos contra as restrições de exportação e pedimos para manterem os mercados abertos”, afirmou Özdemir.

O G7 reúne as sete maiores economias mundiais e é integrado pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, com a União Europeia (UE) a participar também nas reuniões do grupo.