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Galp e a Goldenergy foram as empresas que apresentaram “mais problemas do que a
média” tanto no fornecimento de eletricidade como de gás natural, segundo os
resultados de um inquérito da Deco.
A associação de defesa do consumidor levou a cabo uma sondagem
anual aos seus associados, cujas conclusões irá publicar na revista Proteste de
janeiro, em que revela que a Goldenergy foi também a que empresa teve “mais
queixas do que a média, junto dos que têm um contrato conjunto de gás e
eletricidade”.
A Enat foi a única operadora com uma satisfação global de cinco
estrelas em todos os itens avaliados: fiabilidade do serviço, serviços online,
transparência das faturas e apoio ao cliente. Já os fornecedores de gás natural
não vão além das quatro estrelas e os da oferta dual (eletricidade e gás
natural) registam três estrelas, de acordo com os resultados dos inquéritos.
As maiores razões de queixa dos portugueses estão relacionadas
com irregularidades de faturação, falta de informação e informação incorreta,
segundo a Deco.
Ainda assim, uma parte significativa dos inquiridos permanece
fiel às empresas, mantendo o fornecedor de eletricidade (54%), de gás (60%) ou
de ambas as energias (25%) há cinco anos ou mais, de acordo com a associação.
A Deco levou a cabo inquéritos que resultaram em 14.918
respostas válidas para este trabalho, que permitiu analisar 12 fornecedores de
eletricidade, 13 de gás natural e seis com oferta dual.
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