Partilhareste artigo
As novas tarifas e preços do gás natural aprovadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos entram em vigor a 1 de outubro com um aumento de 0,6%, o que representa, indica o regulador, uma variação média de 15 cêntimos na fatura mensal de um casal sem filhos e de 10 cêntimos no caso de um agregado familiar de quatro pessoas.
Relacionados
Estas são as tipologias mais representativas de clientes domésticos, sendo que o casal sem filhos corresponde a um consumidor do 1º escalão e com um consumo de até 1610 kWh/ano, enquanto o casal com dois filhos está no 2º escalão e consume até 3407 kWh/ano. No primeiro caso, a fatura média, a partir de outubro, será de 14,77 euros por mês; no segundo, subirá para os 28,06 euros mensais.
Fixadas para o chamado ano gás, que começa a 1 de outubro de cada ano e termina a 30 de setembro do ano seguinte, as tarifas transitórias de venda a clientes finais, aprovadas pela ERSE em junho, destinam-se aos consumidores que permanecem no mercado regulado e que eram em julho, segundo o regulador, 439. 828 clientes.
Em comunicado, a ERSE dá conta que “os consumidores em mercado regulado irão observar a partir de outubro um acréscimo médio de 0,6% no preço de venda final, face aos preços em vigor em setembro. Comparativamente ao preço médio do ano gás anterior (2022-2023), os consumidores em mercado regulado observam, a partir de outubro (ano gás 2023-2024), um acréscimo médio de 1,3% no preço de venda final”.
Já as tarifas de acesso às redes, e que são pagas por todos os consumidores pela utilização das infraestruturas de redes, estando incluídas nos preços de venda a clientes finais dos comercializadores dos mercados liberalizado e regulado, sofrerão um aumento de 3,3% nos clientes de média e baixa pressão acima dos 10 mil metros cúbicos ao ano, e de 2,9% nos clientes de alta pressão.
Subscrever newsletter
“Os consumidores com tarifa social beneficiarão de um desconto de 31,2% sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais”, sublinha a ERSE no comunicado.
Deixe um comentário