//Google recorre à inteligência artificial para melhorar pesquisa no motor de busca

Google recorre à inteligência artificial para melhorar pesquisa no motor de busca

A Google apresentou esta quarta-feira melhorias no motor de busca mais famoso do mundo, procurando, a partir da inteligência artificial, transformar a forma como a informação é usada e o conhecimento adquirido. As inovações ainda não estão disponivéis, mas serão implementadas dentro em breve.

A partir do evento Google Search On’21, Prabhakar Raghavan, o senior vice presidente da Google, anunciou a grande novidade: melhorar a ferramenta de pesquisa visual, o Google Lens. A melhoria é possível graças ao MUM (Multitask Unified Model ou modelo unificado multitarefa), tecnologia lançada em maio e que visa melhorar significativamente as ferramentas de pesquisa no Google. Neste caso, no Google Lens, permitindo, por exemplo, fazer perguntas sobre o que se vê.

“O utilizador poderá tocar na imagem de uma camisa e pedir ao Google para encontrar o mesmo padrão – mas agora noutra peça de roupa, como meias. Isto ajuda quando o utilizador está a pesquisar por algo que pode ser difícil de descrever com precisão através de palavras. Poderá escrever “meias vitorianas com florais brancos”, mas não encontrar o padrão exato que está a procurar. Com este novo recurso do Lens, estamos a tornar mais fácil pesquisar visualmente”, afirmou.

Isto será possível com a introdução do Google Lens na pesquisa, cujo lançamento “irá acontecer nos próximos mês, e primeiro em língua inglesa”.

Outra tópico que o motor de busca vai ter melhorado será a forma como dá a compreender coisas que o utilizador desconhece, mas quer aprender.

“Imaginemos que o utilizador quer decorar o seu apartamento e está interessado em aprender mais sobre a criação de pinturas acrílicas”, sugeriu Raghavan. “Caso pesquise por ‘pintura acrílica’, a Google compreende como as pessoas geralmente exploram este tópico e mostra os aspetos mais suscetíveis de serem observados em primeiro lugar. Por exemplo, podemos identificar mais de 350 tópicos relacionados com a pintura acrílica e ajudá-lo a encontrar o caminho certo a seguir”, prosseguiu.