
A multinacional Google transferiu 19,9 mil milhões de euros para um paraíso fiscal nas Bermudas, em 2017, através de uma empresa sediada na Holanda.
O acordo de engenharia fiscal para pagar menos impostos foi revelado por documentos da Câmara do Comércio holandesa.
O montante transferido através da Google Netherlands Holdings BV para as Bermudas ultrapassou em quatro mil milhões de euros os valores enviados em 2016.
“Nós pagamos todos os impostos devidos e cumprimos as leis fiscais em todos os países em que operamos no mundo”, refere a Google, em comunicado.
O gigante tecnológico argumenta que, como qualquer outra multinacional, paga a maioria dos seus impostos no país natal. “Pagámos uma taxa efetiva global de 26% nos últimos dez anos”, alega a empresa.
Durante mais de uma década, a Google conseguiu pagar impostos de um dígito nos negócios foram dos Estados Unidos, cerca de um quarto da taxa normal.
Através de um esquema legal, a subsidiária holandesa é utilizada para transferir receitas conseguidas fora dos Estados Unidos para a Google Ireland Holdings, uma outra subsidiária registada na offshore das Bermudas, onde as empresas não pagam impostos.
Deixe um comentário