//Governo apresenta proposta para rever avaliações da função pública na segunda-feira

Governo apresenta proposta para rever avaliações da função pública na segunda-feira

O governo deverá na próxima segunda-feira apresentar aos sindicatos da função pública uma primeira proposta para revisão do sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na administração, o SIADAP, no âmbito de uma segunda reunião negocial sobre o assunto.

A data da reunião foi confirmada já em comunicado pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e pela Fesap , duas das três organizações que se sentam à mesa com o governo para discutir as alterações com as quais o governo tem prometido acelerar progressões dos trabalhadores públicos e simplificar processos de avaliação.

A reunião decorre após um período de receção de propostas por parte das estruturas sindicais, e na sequência de uma primeira reunião, realizada dia 9 de abril, na qual o secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, deu conta da intenção de recuperar majorações de quotas para avaliações dos funcionários das carreiras gerais nos serviços que sejam melhor avaliados. Atualmente, apenas 25% dos funcionários de cada serviço podem ter avaliação “relevante”, e destes 5% podem ter “excelente”, menções que asseguram um maior número de pontos para progressão na carreira. A generalidade dos trabalhadores recebe um ponto por cada ano, progredindo ao fim de dez anos.

No passado dia 27, no parlamento, a ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, anunciou que uma primeira proposta de revisão do sistema de avaliação seria entregue nesta segunda reunião com os sindicatos.