//Governo britânico avança com proposta de lei “legal” que anula Acordo do Brexit

Governo britânico avança com proposta de lei “legal” que anula Acordo do Brexit

O Governo britânico reiterou esta segunda-feira que a proposta de lei que anula partes do Acordo do ‘Brexit’ sobre a Irlanda do Norte é “legal”, apesar de dúvidas levantadas pela oposição e deputados do próprio Partido Conservador.

Na abertura do debate que precede a votação na generalidade, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss afirmou que a legislação é “legal e necessária” para devolver estabilidade política à província.

O segundo partido mais votado nas eleições regionais de maio, o Partido Democrata Unionista (DUP), recusou viabilizar um governo de partilha de poder com os republicanos do Sinn Fein enquanto o Protocolo da Irlanda do Norte não for alterado.

“Nós simplesmente não podemos permitir que esta situação se prolongue. A Irlanda do Norte está sem um governo autónomo desde fevereiro devido especificamente ao Protocolo, num momento de grandes desafios económicos globais. Portanto, é dever deste governo agir agora para encorajar um plano para restaurar o governo local. É legal e necessário”, afirmou.

Porém, o ministro sombra dos Negócios Estrangeiros do Partido Trabalhista, David Lammy, argumentou que a proposta de lei arrisca uma guerra diplomática e comercial com a União Europeia (UE) e desestabiliza a colaboração com a União Europeia na questão da Ucrânia.

“Ao trazer esta proposta de lei, o governo fá-lo porque se opõe ao texto que negociou e às escolhas que fez livremente. Está a pedir a cada um dos deputados desta Câmara que vote a favor de uma legislação que viola o direito internacional”, disse na Câmara dos Comuns.