//Governo e banca com OK para nova vaga de moratórias. Têm luz verde até março de 2021

Governo e banca com OK para nova vaga de moratórias. Têm luz verde até março de 2021

A Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) deu nova luz verde aos Governos e banca para se reabrir as moratórias de crédito. A decisão tem efeitos a partir de 1 de outubro, quando foi suspenso o regime anterior, até 31 de março de 2021. As novas moratórias têm duração de 9 meses, noticiou o Público.

Mais de 700 mil clientes, particulares e empresas, aderiram às moratórias, segundo dados do Banco de Portugal, estando abrangidos pelas pelas moratórias cerca de 35 mil milhões de euros de créditos com a suspensão de capital e juros a ascender a 10 mil milhões de euros, adiantou o Ministro da Economia.

Quem aderiu à moratória pública até 30 de Setembro, a duração da medida foi estendida até 30 de Setembro de 2021. Os bancos acompanharam o alargamento da primeira moratória, os créditos à habitação e consumo, mas não a segunda, o que significa que esta solução privada termina até 31 de março do próximo ano.

Durante a discussão do OE2021 foi aprovada a proposta do PSD para a extensão das moratórias, mas ainda não tinha luz verde da EBA. A proposta do PSD que estende os prazos foi viabilizada com os votos a favor de todos os partidos exceto o PS que votou contra. Não houve abstenções.