//Governo injeta 536 ME na TAP através de aumento de capital

Governo injeta 536 ME na TAP através de aumento de capital

O Governo injetou 536 milhões de euros na TAP S.A., através de um aumento de capital, admitindo que ao longo de 2022 poderão ser “feitas novas injeções de capital” na companhia, segundo um comunicado do Ministério das Finanças.

“O Governo acabou de injetar 536 milhões de euros na TAP S.A., através de um aumento de capital”, informou o Ministério das Finanças, detalhando que “o valor corresponde aos limites autorizados pela Comissão Europeia de 178,4 milhões de euros, no âmbito das compensações covid e de 357,6 milhões de euros previsto no Plano de Reestruturação para 2021, tendo em atenção a necessidade de compensar a empresa pela perda resultante do cancelamento da dívida da TAP SGPS”.

Além disso, foram “convertidos em capital os 1.200 milhões de euros de empréstimo à TAP concedido em 2020 relacionados com a despesa de emergência de 2020”, adiantou o Governo.

O Ministério das Finanças indicou ainda que “ao longo do ano de 2022, em função da evolução global do setor e do desempenho da companhia, nomeadamente dos indicadores previstos no plano de restruturação, poderão ser feitas novas injeções de capital, respeitando o limite máximo autorizado pela Comissão Europeia e de acordo com o Plano de Reestruturação para 2022”.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a companhia aérea revelou que depois de várias operações de aumento e redução de capital, “o capital social da TAP passou a ser de 904.327.865 milhões de euros”, encontrando-se “representado por 180.865.573 ações, com o valor nominal unitário de 5,00 euros”.

“Também em virtude das operações, a TAP passa a ter como acionista único e direto a República Portuguesa, através da Direção-Geral do Tesouro e Finanças. Mais se clarifica que as operações se traduzem num reforço da estrutura de capitais da TAP, não alterando materialmente o controlo exercido sobre a TAP, na medida em que a República Portuguesa já era o beneficiário efetivo da TAP”, concluiu a transportadora.