//Grandes empresas alteram recibos de vencimento para mostrar “elevada carga fiscal”

Grandes empresas alteram recibos de vencimento para mostrar “elevada carga fiscal”

Sete grandes empresas portuguesas alteraram os recibos de ordenado dos trabalhadores para mostrar o que dizem ser a elevada carga fiscal coletada pelo Estado no vencimento mensal.

Os novos recibos de vencimento incluem gráficos com impostos e contribuições discriminados por cores, para dar a conhecer o custo do trabalho, o que vai para o Estado e o que chega ao bolso dos trabalhadores.

A iniciativa arrancou, para já, em sete grupos empresariais, com mais de 24 mil trabalhadores, todos associados da Business Roundtable Portugal (BRP), que representa mais de 40 das maiores empresas do país.

Altice, BA Glass, EDP, Grupo Sousa, José de Mello, Salvador Caetano e Sugal já estão a alterar os recibos de vencimento para o novo formato, que inclui informação detalhada sobre os impostos e contribuições pagos pelo empregador. Os dados são apresentados de forma simples, através de gráficos.

O objetivo é “repor a verdade dos factos”, dar a conhecer ao trabalhador o custo real de cada salário, ou seja, quanto é que a empresa paga em impostos e contribuições por cada remuneração, explica o secretário-geral da Associação BRP, Pedro Ginjeira do Nascimento.

“Nós hoje temos um recibo de salário que não conta a história completa sobre o custo do trabalho”, acrescenta o gestor.

Ver fonte

TAGS: