A Comissão Europeia aplicou multas num total de 875 milhões de euros ao Grupo Volkswagen e BMW por terem acordado não competir entre si na introdução de uma tecnologia que permitia reduzir as emissões poluentes dos veículos. A medida foi revelada esta quinta-feira, em comunicado.
A BMW e o grupo Volkswagen, que neste caso integrava a Audi e Porsche, admitiram ter participado no esquema e concordaram com as penalizações, de forma a resolver o caso sem ir a tribunal.
O grupo Daimler escapou às sanções, que seriam na ordem dos 700 milhões de euros, por ter denunciado a situação.
“Esta foi a primeira vez em que tivemos um cartel a atuar em conluio para restringir o uso de uma tecnologia, e com isso restringir a concorrência”, disse a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager.
O acordo entre os fabricantes de automóveis prolongou-se por cinco anos, entre junho de 2009 e outubro de 2014. Bruxelas garante que os cinco fabricantes alemães realizaram reuniões técnicas regulares para discutir o desenvolvimento deste sistema de limpeza e actuaram em conluio para limitar o tamanho dos tanques de AdBlue que reduzem as emissões.
Deixe um comentário