//Guerra e inflação ameaçam PRR e exigem medidas adicionais para proteger os fundos europeus

Guerra e inflação ameaçam PRR e exigem medidas adicionais para proteger os fundos europeus

O novo presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) considera que a guerra na Ucrânia e a inflação são riscos acrescidos ao plano que precisam de estratégias para serem mitigados.

Pedro Dominguinhos, professor do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), sucede no cargo a António Costa Silva, que assumiu funções como ministro da Economia e do Mar.

Em declarações à agência Lusa, o novo “senhor PRR” disse que assumiu o cargo como mais uma demonstração de “dedicação à causa pública”.

O desafio é grande, principalmente agora que uma guerra na Europa e a escalada dos preços torna instável a economia.

“Quando o PRR foi aprovado e os contratos foram assinados nós não tínhamos nem a guerra na Ucrânia nem os níveis de inflação que temos atualmente e esses são riscos acrescidos que temos naturalmente de analisar e encontrar as estratégias para os mitigar, levando a bom porto os vários projetos”, afirmou.

E acrescentou: “Enquanto comissão devemos alertar para os riscos decorrentes dessa situação”. Contudo, “a decisão política dos valores ou de um eventual reforço, ou não, será sempre ao nível da Comissão Europeia ou ao nível do Governo”.