//Há 24 freguesias em risco de perderem acesso a levantamentos de dinheiro

Há 24 freguesias em risco de perderem acesso a levantamentos de dinheiro

O Banco de Portugal alertou esta sexta-feira que 24 freguesias de cinco distritos de Portugal Continental correm o risco de perder o acesso a levantamento de dinheiro, seja em caixas automáticos ou em balcões bancários.

O supervisor avisa que o risco poderá materializar-se caso haja uma maior redução da rede de agências bancárias e de caixas Multibanco.

“Num estudo hoje publicado, o Banco de Portugal conclui que, apesar de não existirem extensas áreas com acesso limitado a caixas automáticos e balcões de instituições de crédito, uma contração adicional da rede poderá revelar-se especialmente crítica para os residentes em 24 freguesias de cinco distritos de Portugal Continental”, refere o supervisor num comunicado.

Adianta que foram identificadas “24 freguesias particularmente vulneráveis a uma contração adicional da rede”, de um total de 3092. O número não alterou face ao estudo referente a 2019.

“Estas freguesias distavam mais de 15 quilómetros de um ponto de acesso a numerário ou, distando mais de 10 quilómetros, pertenciam aos municípios acima indicados. Trata-se de freguesias dos distritos de Beja [5 freguesias], Bragança [16], Castelo Branco [1], Faro [1] e Vila Real [1]”, aponta.

Segundo o estudo, “as percentagens da população com um ponto de acesso a menos de 5, de 10 e de 15 quilómetros de distância da freguesia de residência não se alteraram em relação a 2019: 98% da população dispunha de um ponto de acesso a menos de 5 quilómetros de distância da freguesia de residência; 99,8% a menos de 10 quilómetros; e 99,98% a menos de 15 quilómetros”.