//Iberdrola sobe lucro em 3% e soma 1.058 milhões de euros no 1.º trimestre

Iberdrola sobe lucro em 3% e soma 1.058 milhões de euros no 1.º trimestre

O lucro líquido da Iberdrola aumentou 3%, para 1.058 milhões de euros, no primeiro trimestre em termos homólogos, com o crescimento dos negócios internacionais a compensar a quebra de 29% do resultado em Espanha, anunciou esta quarta-feira a elétrica.

“O crescimento dos negócios internacionais compensa o fraco resultado da Iberdrola Espanha, que registou uma queda de 29% no seu lucro líquido, para 337 milhões de euros, menos de um terço do total do grupo, afetado pelos altos preços de energia que não transferiu para os seus clientes a um preço fixo previamente acordado”, refere a empresa em comunicado.

Segundo refere, “80% da energia vendida aos clientes do mercado livre da Iberdrola tem preços entre metade e um terço inferiores aos preços da tarifa regulada”.

Para este ano, a elétrica espanhola “reafirma sua previsão de lucro líquido entre 4.000 e 4.200 milhões de euros” e prevê o pagamento de “um dividendo mínimo de 0,44 euros por ação”.

Até março, a quebra de 20% do resultado da Iberdrola Espanha compara com o crescimento de 33% da Avangrid e 20% da Neoenergia, sendo a contribuição da Espanha “inferior a um terço do resultado”.

O lucro operacional bruto (EBITDA) aumentou 5% no primeiro trimestre de 2022, para 2.951 milhões de euros, “graças ao bom desempenho dos Estados Unidos, Brasil e área internacional”.