//IL alerta que é necessário escrutínio do uso de dinheiros públicos na decisão sobre aeroporto

IL alerta que é necessário escrutínio do uso de dinheiros públicos na decisão sobre aeroporto

O presidente da Iniciativa Liberal alertou hoje que a utilização de dinheiros públicos na nova solução aeroportuária do Governo tem que ser “muitíssimo escrutinada”, prometendo usar todos os instrumentos à sua disposição para obter esclarecimentos sobre o tema.

“Se fizemos o esforço político que fizemos relativamente à intervenção na TAP — que foram cerca de 3.500 milhões de euros — estes dois aeroportos juntos são mais do dobro desse montante. É uma utilização de dinheiros públicos que tem que ser muitíssimo escrutinada”, defendeu.

João Cotrim Figueiredo falava aos jornalistas na Assembleia da República depois de o Governo ter decidido uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passa por avançar com o Montijo para estar em atividade no final de 2026 e Alcochete e, quando este estiver operacional, fechar o aeroporto Humberto Delgado.

Questionado sobre se ponderava chamar ao parlamento o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, o líder dos liberais respondeu que o partido utilizará “todos os instrumentos à disposição a nível parlamentar e não só”.

Cotrim Figueiredo salientou que o dado em causa foi “lançado para a praça pública sem suficiente informação”, estando em causa dois dados novos.

“Primeiro, a existência de dois aeroportos em vez de um, na margem sul, e segundo, o encerramento da Portela, tema que várias vezes foi visto já como uma vantagem competitiva para Lisboa enquanto destino turístico e até destino de negócios. Falta informação para saber se algo disto é razoável”, disse.