//Imprensa: Merkel e Macron apoiam ratificação de acordo de investimento com a China

Imprensa: Merkel e Macron apoiam ratificação de acordo de investimento com a China

A referência ao apoio de Merkel e Macron surge apenas no resumo oferecido pelas autoridades chinesas. Alemanha e França não fizeram menção ao assunto nas suas respetivas declarações sobre a videoconferência realizada na segunda-feira.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China garantiu que Macron expressou o seu “apoio à conclusão do acordo de investimentos China-UE” e que Merkel mostrou esperança de que “seja aprovado o mais brevemente possível”.

“A Alemanha apoia que a cimeira entre a UE e a China seja antecipada e espera que o acordo de investimento seja aprovado o mais brevemente possível”, disse a chanceler alemã, de acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua.

O documento não refere qualquer declaração sobre o assunto por parte de Xi, que pediu a “ampliação do consenso e da cooperação” com os países europeus para “enfrentar desafios globais em conjunto”.

“Esperamos que a Europa desempenhe um papel mais ativo nos assuntos internacionais, refletindo verdadeiramente a sua autonomia estratégica”, exortou Xi.

O apelo surgiu após uma visita do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à Europa, que visou formar uma frente comum para desafiar a China em questões económicas e de Direitos Humanos. A cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte apontou também, pela primeira vez, a China como um adversário.