//Inflação desacelera em dezembro para 0,7%

Inflação desacelera em dezembro para 0,7%

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,7% em dezembro, desacelerando face à variação de 0,9% de novembro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística hoje divulgada.

A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,6%, quando em novembro tinha sido de 0,5%, indica o INE.

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá, por sua vez, diminuído de 4,7% em novembro para 1,5% em dezembro.

A variação mensal do IPC terá sido -0,2% (em novembro, o valor apurado foi -0,4% e em dezembro de 2017 tinha sido nulo).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,6% (o valor observado em novembro foi 0,9%).

A taxa de variação média estimada do IPC para 2018 foi 1,0%, menos 0,4 pontos percentuais que o apurado para o ano anterior.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de dezembro serão publicados em 11 de janeiro.

Na zona euro a taxa de inflação anual recuou para os 1,6% em dezembro, face aos 1,9% de novembro, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico da União Europeia, considerando as componentes da inflação, o setor da energia é o que deverá ter conhecido a maior taxa de inflação este mês (5,5% abaixo dos 9,1% de novembro), seguindo-se o da alimentação, álcool e tabaco (1,8%, que se compara com os 1,9% do mês precedente), o dos serviços (1,3%, estável face ao mês anterior) e o dos bens industriais não energéticos (0,4%, estável face a novembro).

Um novo boletim, já com dados para os Estados-membros, está agendado para 17 de janeiro.

Ver fonte

TAGS: