Partilhareste artigo
A inflação homóloga ficou estável em 6,2% em setembro, nos Estados Unidos, segundo o índice PCE, o mais seguido pela Reserva Federal (Fed) e divulgado esta sexta-feira pelo Departamento do Comércio.
Relacionados
Na comparação mensal, a inflação foi de 0,3%, tal como tinha sido em agosto, em linha com o que era esperado pelos analistas nos dois casos.
Os rendimentos das famílias aumentaram 0,4% em setembro, como em agosto e como era esperado, e as suas despesas avançaram 0,6%, o mesmo que no mês anterior, um aumento ligeiramente mais forte do que era esperado.
Estes números foram divulgados duas semanas após a publicação de um outro índice de inflação, o CPI, divulgado pelo Departamento do Trabalho, que indicava um ligeiro abrandamento da inflação homóloga (8,2% contra 8,3% no mês precedente), mas com uma aceleração na comparação mensal (0,4%).
O índice PCE é o que é tido em conta pelo banco central norte-americano, que tem como objetivo uma inflação de 2%.
Subscrever newsletter
Para conseguir travar o aumento dos preços, a Fed tem aprovado sucessivas subidas das taxas de juro desde março, apesar do risco de recessão em 2023.
Na quinta-feira foi anunciado que a economia norte-americana voltou ao crescimento no terceiro trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) a aumentar 2,6% em ritmo anualizado, depois de dois trimestres de contração, de acordo com uma primeira estimativa divulgada pelo Departamento do Comércio.
Deixe um comentário