//Investimento dos EUA em Portugal totaliza quase mil milhões de euros entre 2014 e 2019

Investimento dos EUA em Portugal totaliza quase mil milhões de euros entre 2014 e 2019

O barómetro, que é divulgado esta sexta-feira, é um estudo que resulta da parceria entre a AmCham (Câmara de Comércio Americana em Portugal) e a PwC e tem como objetivo “refletir sobre a relevância das empresas americanas na economia portuguesa e sobre a sua evolução financeira nos últimos anos”.

Entre os anos de 2014 e 2019 foram realizados 48 projetos de investimento americano em Portugal, correspondendo a 1.176 milhões de dólares “, ou seja, “cerca de 4% do investimento total realizado no país”, lê-se no documento.

Estes projetos foram promovidos por 39 empresas e “permitiram a criação de 6.806 postos de trabalho, sendo a maioria destes investimentos constituídos por novos projetos (77%) e outros pela expansão de projetos anteriores (23%)”, refere o barómetro, que é apresentado no ‘webinar’ “Investimento Americano em Portugal – Investimento Direto Estrangeiro (IDE), um pilar do desenvolvimento económico”.

Quer em termos de número de projetos, quer em valor dos mesmos, o setor das tecnologias de informação “foi aquele onde se verificaram mais investimentos de origem americana (29,7%)”, ou seja, “a aposta dos investidores americanos em solo nacional tem-se direcionado, sobretudo, para a área tecnológica, com algumas gigantes americanas, como a Google, a Amazon e a Uber, a instalarem-se e a expandirem as suas áreas de negócio em Portugal”, refere o estudo.

Depois das tecnologias de informação, o setor das comunicações foi o que arrecadou mais investimento, com um peso de 22,4%, seguido dos têxteis, com 13,1%, e o imobiliário (12,3%).

“No período analisado, o ano de 2018 foi aquele que contou com mais investimentos – 18 projetos no total -, correspondendo a 37,5% do total acumulado de projetos entre 2014 e 2019”, adianta o estudo.