//IP prevê acabar com ligação ferroviária ao centro de Coimbra no início de 2024

IP prevê acabar com ligação ferroviária ao centro de Coimbra no início de 2024

A Infraestruturas de Portugal afirmou esta quinta-feira que prevê acabar com a ligação ferroviária entre Coimbra-B e Coimbra-A, no centro da cidade, no início de 2024, no âmbito da implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

Caso o calendário previsto seja cumprido, a Estação Nova (Coimbra-A), cuja ligação ferroviária é defendida numa petição pública lançada por um movimento em sua defesa, deverá deixar de funcionar no início de 2024, disse à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

A mesma fonte informou que estima que a empreitada da linha do SMM entre a Portagem e Coimbra-B seja consignada entre julho e setembro do presente ano e que a primeira fase de requalificação daquela estação esteja concluída também no início de 2024.

A segunda fase de requalificação da estação de Coimbra-B (no âmbito do projeto de Alta Velocidade) deverá avançar “imediatamente após a conclusão da primeira fase”, estando já assegurado financiamento para toda a empreitada daquela infraestrutura, frisou a IP.

Questionada sobre a petição pública que defende a manutenção da ligação ferroviária à Estação Nova, a sociedade Metro Mondego salientou que a discussão de alternativas “radicalmente diferentes” das projetadas é “extemporânea”, ainda para mais tendo o SMM sido concebido desde o seu início partindo do pressuposto que integraria o canal entre Coimbra-A e Coimbra-B.

A hipótese de se manter a ligação ferroviária “iria atrasar de forma expressiva a data de entrada em serviço do SMM”, sublinhou a Metro Mondego, posição corroborada pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e pelo Ministério das Infraestruturas.