//Irão procura “maneiras criativas” de restarar acordo nuclear depois de exigências russas

Irão procura “maneiras criativas” de restarar acordo nuclear depois de exigências russas

Uma autoridade iraniana revelou esta segunda-feira que o país está à procura de “maneiras criativas” de restaurar o acordo nuclear com potências mundiais, depois de a Rússia ter vinculado as sanções a Moscovo por causa da guerra às negociações em andamento.

O tweet de Ali Shamkhani, secretário do poderoso Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, reconhece pela primeira vez as exigências do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

“Os participantes de Viena agem e reagem com base em interesses e é compreensível”, escreveu Shamkhani, acrescentando: “Estamos a avaliar novos elementos que influenciam as negociações e, portanto, procuraremos maneiras criativas de agilizar uma solução”.

Nos últimos dias, negociadores de todos os quadrantes em Viena sinalizaram que um possível acordo estava próximo, já que o chefe do órgão de vigilância nuclear das Nações Unidas concordou com um cronograma com o Irão para divulgar respostas a perguntas de longa data sobre o programa de Teerão.

Mas Lavrov disse no sábado que queria “garantias pelo menos no nível do secretário de Estado” de que as sanções dos EUA não afetariam o relacionamento de Moscovo com Teerão.

Esta situação colocou em causa os meses de negociações realizadas até agora para restaurar o acordo de 2015, quando o Irão concordou em limitar drasticamente o seu enriquecimento de urânio em troca do levantamento das sanções económicas.