Os contribuintes portugueses mantém um ritmo elevado de entrega da declaração de IRS. De acordo com os dados do Ministério das Finanças, até às 18.30 horas desta segunda-feira, dia 8 de abril, foram submetidas 1 318 202 declarações. São cerca de mais 300 mil do que às 19.00 horas de sexta-feira, o que significa que muitos contribuintes terão aproveitado o fim de semana para preencher ou confirmar os valores à Autoridade Tributária (AT).
Segundo os dados do Ministério das Finanças, menos de metade das declarações (46%) foram entregues através da funcionalidade do IRS automático, totalizando 606 794 declarações submetidas.
Tomando os últimos dados estatísticos sobre o número de agregados (5,1 milhões), referentes a 2016, significa que cerca de 20% já entregaram a declaração anual de rendimentos.
O prazo para a entrega do IRS iniciou-se na segunda-feira, dia 01 de abril, e termina em 30 de junho, sendo este o primeiro ano em que os contribuintes dispõem de três meses para cumprir esta obrigação declarativa.
O IRS automático abrange este ano 3,2 milhões de pessoas. No ano passado este automatismo estava disponível para três milhões de agregados, tendo sido usado por 2,1 milhões.
Deixe um comentário