//ISEG estima crescimento do PIB de cerca de 10% no 1.º trimestre

ISEG estima crescimento do PIB de cerca de 10% no 1.º trimestre

Os economistas do ISEG projetam que o Produto Interno Bruto (PIB) português cresça cerca de 10%, em termos homólogos, no primeiro trimestre deste ano, ainda que muito influenciado pelo período de comparação.

Na síntese de conjuntura de janeiro, o grupo de análise económica do ISEG prevê que “a variação homóloga do PIB, com o contributo de um efeito base bastante pronunciado, deverá rondar 10%” no primeiro trimestre do ano.

A estimativa é influenciada pela “expectativa de que até ao final do trimestre a crise sanitária tende a melhorar e as restrições de atividade a diminuir”, mas sobretudo pelo efeito base, uma vez que o primeiro trimestre de 2021 foi marcado pelo segundo confinamento, com grande impacto para a produção trimestral.

“Por isso, bastará que o PIB do 1.º trimestre de 2022 seja igual ao do trimestre anterior (ou seja, que se registe uma variação em cadeia nula) para que a variação homóloga do PIB no 1.º trimestre atinja cerca de 9%”, indicam.

O grupo de economistas estima ainda que, com o levantamento das restrições de atividade, o crescimento em cadeia “continue positivo, ainda que em desaceleração face ao 4.º trimestre de 2021”.

A análise recorda que, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), no quarto trimestre do ano passado, a economia portuguesa cresceu 1,6% em relação ao trimestre anterior e 5,8% em termos homólogos, acima do esperado.