//Itália mantém restrições no Natal e aprova novo plano económico

Itália mantém restrições no Natal e aprova novo plano económico

“É necessário comemorar o Ano Novo? Celebramos em casa. Se decidimos que há recolher obrigatório, então fica-se em casa independentemente do que houver. É preciso fazer isso”, apontou Francesco Boccia, reiterando que não vai haver exceção ao recolher obrigatório no Natal e Ano Novo, em entrevista ao canal de televisão Rainews.

Boccia explicou que se encontra em fase de finalização o novo decreto que vai estabelecer o regulamento anti contágio para o mês de dezembro e disse que dificilmente as medidas vão ser relaxadas.

“Acho que ninguém quer uma terceira vaga e para evitá-la é preciso continuar com rigor e distanciamento social. É difícil que haja relaxamento das regras”, acrescentou.

Sobre o plano de ajuda, o quarto desde que a pandemia fechou a terceira maior economia da zona euro em março, representa oito mil milhões de euros e permite adiar o pagamento de impostos para empresas que atuam em áreas que sofreram as medidas de contenção mais severas.

O Governo vai oferecer a quantia de 1.000 euros a pessoas que trabalham nos setores de turismo, artes, desporto e lazer – e vai garantir fundos para o setor de convenções.

O plano inclui também aumentar a presença da polícia para garantir o cumprimento de medidas contra a covid-19.