
A Impresa anunciou esta quarta-feira a parceria com a italiana MFE – MediaForEurope, da família Berlusconi, na qual esta passa a deter 32,934% da dona da SIC e do Expresso.
A família Balsemão mantém o controlo do grupo com 33,738%, refere um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Nos termos do Acordo de Investimento, “a MFE compromete-se a subscrever novas ações da Impresa a emitir em aumento de capital social (o “Aumento de Capital”) no montante de até 17,3 milhões de euros”.
O negócio terá agora de ser aprovado em assembleia geral, a ser convocada no prazo de cinco dias úteis, e pelo conselho de administração.
“Esta parceria, a concretizar-se, colocará a MFE como um acionista relevante e um parceiro da Impresa, potenciando a possibilidade de a Sociedade reforçar a posição no setor dos media em Portugal e criando uma base sólida para acelerar a execução do plano estratégico da mesma, em particular no que respeita ao seu crescimento, à expansão da atividade digital e ao potencial desenvolvimento de novas áreas de negócio”, refere o comunicado do grupo Impresa.
Além da SIC e do Expresso, do grupo Impresa fazem parte os canais de televisão SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Caras, SIC Radical, SIC K, SIC Novelas, SIC Internacional, além da plataforma de streaming Opto e o site de música Blitz.
A mesma visão de futuro dos media
O presidente executivo (CEO) da Impresa destaca a escolha da MFE porque partilha da mesma visão para o futuro dos media, é parceira do setor e pela sua robustez financeira, em carta interna que a Lusa teve acesso.
“Recebemos, nos últimos meses, propostas de diferentes entidades. Tendo surgido várias alternativas, foi importante para a família Balsemão, incluindo o fundador da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, assegurar, para a escolha do acionista certo, que determinados critérios rigorosos fossem cumpridos”, afirma Francisco Pedro Balsemão, na missiva.
Aliás, “foi, com base neles, que decidimos encetar negociações exclusivas com a MFE [MediaForEurope], que agora culminaram nesta parceria”, prossegue o gestor, referindo que o acordo de investimento hoje anunciado “é uma ótima notícia”.
Em primeiro lugar, “escolhemos a MFE porque partilhamos a mesma visão para o futuro da comunicação social, revemo-nos na sua estratégia, nomeadamente na necessidade de se criar grupos de media fortes com dimensão para fazer face a uma concorrência cada vez mais global e, no caso das grandes plataformas tecnológicas, desleal”, acrescenta Francisco Pedro Balsemão.
“Com a MFE, a Impresa, além de manter a sua estabilidade acionista, consolida a sua posição de maior grupo de media privado português, aliando-se a um parceiro que é um dos maiores grupos europeus, com presença em seis países do Velho Continente, o que será uma enorme vantagem competitiva”, salienta.
Depois, a MFE “é também um parceiro do setor, que tem os media como o seu ‘core business’, ou negócio principal. Tal como a Impresa, a MFE não vê esta atividade como apenas mais uma área no meio de um conglomerado de outros negócios. E, tal como a Impresa, a MFE é um grupo familiar, com forte tradição na comunicação social”, sustenta.
Por fim, “a robustez financeira da MFE é algo que também deve ser destacado”, aponta, referindo que “o grupo cresceu muito nos últimos anos, com uma estrutura profissionalizada, liderada por Pier Silvio Berlusconi, uma gestão elogiada em Itália, e mais fortalecida ainda depois do recente sucesso da operação de compra de mais de 75% do gigante alemão ProSieben”.
A família Balsemão “continuará na Impresa, a contribuir para o crescimento do Grupo e a respeitar intransigentemente os valores – em particular, a liberdade de expressão e a independência editorial – que Francisco Pinto Balsemão nos deixou como legado. E, agora, numa escala grande e internacional, que muito nos orgulha”, sublinha Francisco Pedro Balsemão.
[notícia atualizada às 20h43]











Deixe um comentário