//Já se compra carro pela internet e com entrega à porta

Já se compra carro pela internet e com entrega à porta

O Standvirtual terminou 2020 em contramão com o setor automóvel: o tráfego na montra digital de carros usados aumentou 14%, sobretudo junto de utilizadores mais jovens e de mais velhos, e houve mais mulheres também a fazer pesquisas.

Em ano de pandemia, e enquanto as vendas de carros novos tiveram o pior desempenho desde 2014, até já se começaram a fazer compras apenas pela internet: da pesquisa até à entrega do veículo – mesmo à porta de casa – sem contacto presencial com o vendedor.

O crescimento em contraciclo deixa ainda margem para a plataforma que liga compradores a vendedores de particulares e profissionais aumentar a equipa instalada em Portugal durante 2021, à conta do mercado das peças.

“Temos clientes que já fazem vendas totalmente online. Há grandes operadores que nos dizem que já venderam carros para o Algarve, em que o consumidor faz a transferência bancária, os concessionários tratam dos documentos e depois transportam os carros. Não chegam sequer a ver o novo proprietário”, conta ao Dinheiro Vivo o diretor-geral do Standvirtual, Nuno Castel-Branco.

As compras exclusivamente digitais também são feitas quando é necessário pedir um empréstimo para comprar um carro. “Os processos são um pouco mais complexos, neste caso, porque pode implicar troca de assinaturas e o envio de documentos adicionais. Mas não deixa e ser possível.”

Esta nova forma de comprar um carro arrancou no ano em que os concessionários tiveram de fechar portas entre no primeiro período de confinamento geral. Numa segunda fase ainda estiveram abertas durante uma semana. Mas o agravamento dos contágios levou a novo fecho.