//João Leão: “No limite” injeção no Novo Banco será de 480 milhões

João Leão: “No limite” injeção no Novo Banco será de 480 milhões

O ministro das Finanças, João Leão, em entrevista ao Jornal de Negócios assume que “neste momento, não antecipamos a necessidade de um Orçamento retificativo” e que no caso do Novo Banco (NB) estão a ser estudadas “diferentes alternativas, há diferentes formas de resolver a questão, estamos nesta fase preocupados em que, no Fundo de Resolução, se faça o escrutínio devido, de forma rigorosa, das contas do Novo Banco. Também há uma auditoria em curso que esperamos que seja concluída em breve”.

O governante disse ainda, relativamente à instituição financeira liderada por António Ramalho, a injeção de capital no banco em 2021 não deverá ultrapassar os 480 milhões de euros. “Na altura, no Orçamento do Estado, tinha sido definido por indicação do Fundo de Resolução o tal valor de 480 milhões de euros. Nós contamos que o valor seja inferior a isso. No limite, que seja esse valor. Mas esperamos que possa ser um valor dessa ordem de grandeza ou inferior. E é esse trabalho que agora tem de ser feito pelas autoridades, pelo regulador e pelo Fundo de Resolução para garantir que há uma análise rigorosa das contas apresentadas em defesa do interesse…”, respondeu quando questionado sobre o valor na injeção no NB.

Ainda em relação ao setor financeiro, a Caixa Geral de Depósitos revelou nos últimos dias que tinha obtido lucros de 492 milhões de euros em 2020, estimando pagar 83 milhões de euros em dividendos ao Estado. O mandato de Paulo Macedo terminou e João Leão, quando questionado, indicou que “a nossa intenção é a recondução do doutor Paulo Macedo”.

Alargamento das moratórias