//Lagarde vem pela segunda vez ao Conselho de Estado, já na quarta-feira

Lagarde vem pela segunda vez ao Conselho de Estado, já na quarta-feira

Christine Lagarde vem, pela segunda vez, ao Conselho de Estado, a convite do Presidente da República (PR). A primeira vez que foi convidada para esta reunião foi em março de 2019, na altura como diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na próxima semana (quarta-feira), será na pele de presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Segundo uma nota oficial do PR, no âmbito do processo de consulta com vista à dissolução da Assembleia da República (na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022), Marcelo Rebelo de Sousa vai receber os parceiros sociais na sexta-feira (dia 29 de outubro), no sábado recebe os Partidos Políticos com representação parlamentar.

Na quarta-feira (3 de novembro), reunirá o Conselho de Estado para ouvir o que dizem os conselheiros da solução de dissolução do Parlamento, que fará cair o governo e implicará automaticamente a marcação de eleições legislativas.

Mas nesse mesmo dia 3, haverá outro Conselho de Estado, mas versará sobre questões económicas e financeiras. É nesse que Lagarde terá assento. Esta reunião está marcada para as 14h. O outro Conselho de Estado, o da crise política e da dissolução do Parlamento, começa às 17h.

Em nota oficial, o PR explica que vai presidir, no Palácio da Cidadela (Cascais), “à reunião do Conselho de Estado com a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde”.

Para separar bem as águas e clarificar que a visita de Lagarde não acontece para fazer qualquer ponto da situação por causa da crise política, o PR clarifica que este encontro já estava marcado há muito.