//Leão. Défice de 2021 vai ser maior e economia vai piorar por causa da segunda vaga

Leão. Défice de 2021 vai ser maior e economia vai piorar por causa da segunda vaga

O défice público deste ano medido em contabilidade nacional (o critério que é seguido por Bruxelas e restantes instituições) vai ser maior do que o previsto, diz o Ministério das Finanças. A meta revelada em outubro era de um défice de 4,3% do produto interno bruto (PIB), mas agora o governo considera que este valor é demasiado ambicioso.

O cenário macroeconómico também vai ser cortado. Haverá menos crescimento, menos emprego, mais desemprego, menos consumo, eventualmente.

O atual cenário do governo projeta um crescimento de 5,4% em 2021, mas mais recentemente algumas instituições vieram baixar a fasquia. Em dezembro, a OCDE previu uns meros 1,7%. O Banco de Portugal calculou uma retoma de 3,9% este ano.

Numa nota enviada aos jornais, o gabinete do ministro João Leão diz que “não se antecipa uma melhoria da previsão do saldo orçamental para 2021”.

“A segunda vaga da pandemia, mais intensa do que o esperado, e as medidas restritivas de confinamento associadas, com maiores apoios ao rendimento das famílias e às empresas, deverão conduzir a uma revisão em baixa do cenário macroeconómico e do saldo orçamental para 2021″, revelam as Finanças.

Défice de 2020 vai ser mais baixo que 7,3%