//Leixões volta a ter comboios de passageiros com linha duplicada

Leixões volta a ter comboios de passageiros com linha duplicada

A Linha de Leixões poderá voltar a ter comboios de passageiros nos próximos anos. Para que isso aconteça, contudo, a linha de cintura do Grande Porto terá de ser duplicada. Este é o entendimento do presidente da CP, Nuno Freitas, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, a CP revela ainda que quer fazer viagens diurnas para Madrid, em vez do comboio-hotel.

A ligação ferroviária entre Contumil e Leixões contou com um serviço de passageiros entre 2009 e 2011. No entanto, os comboios da CP só circularam dois anos nesse troço porque faltou fazer a ligação com três linhas do Metro do Porto (vermelha, verde e amarela). Além disso, ficou por construir a estação ferroviária de Leixões, a cerca de 200 metros do terminal do metro de Senhor de Matosinhos.

“Esta infraestrutura tem potencial, sem dúvida, mas precisa de ser adaptada à geografia atual dos transportes no Grande Porto”, refere o presidente da CP.

Do lado do governo, Jorge Delgado concorda com a posição da transportadora e entende que, “provavelmente, a linha de Leixões terá de ser duplicada” para voltar a funcionar. O que “não invalida que haja um plano transitório para reabrir em via única”.