A conhecida marca de jeans Levi Strauss quer regressar à bolsa de valores. A empresa já terá entregado os papéis necessários para o regresso ao mercado de capitais e na operação pública de venda (OPV) pretende angariar 100 milhões de dólares (cerca de 88,5 milhões de euros no câmbio atual), de acordo com o Cinco Días.
O caminho para a bolsa de Nova Iorque está a ser feito numa altura em que as empresas que fabricam calças de ganga estão a perder quota de mercado, face ao interesse da população por outro tipo de vestuário.
Apesar deste cenário, esta não será a primeira vez da Levi Strauss em bolsa. Em 1971, a firma protagonizou a maior OPV até então, tendo angariado 50 milhões de dólares (mais de 44 milhões de euros no cambio atual). A partir daí, o comportamento da empresa deu sinais de fragilidade, com os lucros a caírem penalizados precisamente pela quebra da cotação dos títulos.
Em 1984, os descendentes do fundador – Levi Strauss – compraram uma parte da empresa 1.700 milhões de dólares tendo, oito ano depois, adquirido o remanescente.
Deixe um comentário