Partilhareste artigo
A “City” de Londres, onde está a maioria do setor financeiro britânico, foi líder na Europa atraindo 263 projetos em 2022, avaliados em 2.000 milhões de libras (2.270 milhões de euros), o maior investimento em quatro anos.
Relacionados
Um relatório publicado segunda-feira pela Corporação que governa o bairro londrino indica ainda que a capital britânica atraiu 779 projetos financiados com investimento direto estrangeiro (IDE) nos últimos cinco anos.
Segundo a City Corporation, este resultado coloca Londres à frente dos centros financeiros globais.
Em cinco anos, o Dubai atraiu 592 projetos de capital estrangeiro, Singapura 586, Nova Iorque 424 e Paris 332, de acordo com o relatório.
“Apesar dos desafios globais que a economia enfrenta, o setor de serviços financeiros e profissionais no Reino Unido provou ser resiliente”, disse o prefeito de Londres, Nicholas Lyons, citado num comunicado.
Subscrever newsletter
A capital britânica “é o centro financeiro global mais internacional e com melhores ligações, oferecendo acesso inigualável aos mercados globais”, acrescentou.
Nas últimas semanas, a decisão de cotar em Nova Iorque empresas sediadas no Reino Unido, como a fabricante de “chips” Arm e a empresa de materiais de construção CRH, desencadeou o debate sobre a perda de competitividade da capital britânica como centro financeiro.
Na semana passada, a própria City Corporation alertou, num relatório, que o mercado dos Estados Unidos foi colocado pela primeira vez em pé de igualdade com o britânico na lista anual que elabora em centros financeiros globais com maior influência.
Deixe um comentário