Partilhareste artigo
O BPI teve lucros consolidados de 201 milhões de euros, mais 9% que em igual período de 2021, divulgou esta sexta-feira a instituição financeira.
Relacionados
O resultado líquido em Portugal foi de 85 milhões de euros, o que compara com 84 milhões um ano antes.
“O lucro em Portugal aumenta 17% versus resultado homólogo excluindo extraordinários (ganho de 23 milhões de euros com venda de créditos não produtivos e custos de sete milhões de euros com reformas antecipadas e rescisões voluntárias)” no primeiro semestre do ano passado, refere o banco detido pelo grupo CaixaBank.
As participações no BFA (Angola) e BCI (Moçambique) tiveram um contributo de 100 milhões de euros e de 17 milhões de euros para o resultado consolidado do semestre, respetivamente.
Subscrever newsletter
Até junho, o BPI diz ter registado crescimentos homólogos de 8% no crédito (a carteira de crédito a empresas cresceu 8% e a de crédito à habitação aumentou 11%) e de 9% nos depósitos de clientes, “com ganhos de quota de mercado”.
A contratação de crédito hipotecário cresceu 37%, alcançando 1500 milhões de euros no semestre.
“Os proveitos da atividade comercial cresceram 6% e, a par com custos controlados e um custo do risco de 9 bps (não anualizado), traduziu-se numa melhoria da rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal para 6,4% (últimos 12 meses)”, detalha o banco.
O BPI atingiu uma quota de mercado de 17,6% na contratação acumulada até maio de 2022, enquanto a quota de mercado de crédito hipotecário em carteira ascendeu a 13,5% no mesmo mês, o que representa um aumento homólogo de 1,1 pontos percentuais.
Os recursos totais de clientes cresceram 4%, totalizando 40 300 milhões de euros no final do primeiro semestre, e a quota de mercado dos recursos situou-se em 11,4% em maio de 2022.
Os depósitos de clientes aumentaram 9% em termos homólogos, totalizando 30 000 milhões de euros e representando 70% do ativo.
Os ativos sob gestão (fundos de investimento e seguros de capitalização) situaram-se em 9 900 milhões de euros (-2%).
Citado no comunicado, o presidente executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, afirma que “os resultados alcançados neste semestre espelham a consistência do forte dinamismo comercial do BPI, assente num círculo virtuoso de investimento, inovação, crescimento e sustentabilidade”.
“A grande solidez financeira do banco permite-nos continuar a apoiar as famílias e as empresas num contexto marcado por alguma incerteza económica. Este compromisso com a sociedade abrange igualmente a inclusão social, com recursos e iniciativas concretas, dentro do nosso modelo de banca responsável”, acrescenta.
Deixe um comentário