//Luísa Salgueiro, a primeira mulher a liderar a ANMP

Luísa Salgueiro, a primeira mulher a liderar a ANMP

Luísa Salgueiro substitui na presidência da ANMP Manuel Machado, que ocupava este cargo desde 2013 eleito pelo PS e que, nas últimas eleições autárquicas, perdeu a Câmara Municipal de Coimbra para uma coligação liderada pelo PSD.

Licenciada em Direito e com uma pós-graduação em Direito do Ambiente, a autarca socialista assume a presidência da Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, a 21 de outubro de 2017, sucedendo a Eduardo Pinheiro, atual secretário de Estado da Mobilidade.

Além de presidir à autarquia, Luísa Salgueiro é ainda presidente dos conselhos de administração das empresas municipais Matosinhos Sport (desporto) e MatosinhosHabit (parque habitacional) desde 27 de outubro de 2017.

A estas funções acumula ainda as de presidente da Assembleia-Geral da Metro do Porto, desde 17 de junho de 2019, e vice-presidente da Junta de Governo da Associação para a Colaboração de Portos e Cidades Portuárias e da RETE — Associação de Portos e Cidades Portuárias, desde 15 e 25 de outubro de 2020, respetivamente.

Antes de assumir os destinos de Matosinhos, em 2017, Luísa Salgueiro integrou o executivo municipal entre 1997 e 2009, mas como vereadora dos pelouros da ação social, habitação, saúde e juventude.

Em novembro de 2010 foi eleita vice-presidente da Comissão de Energia e Segurança Ambiental da NATO, uma das cinco comissões parlamentares da organização atlântica vocacionada para as questões do bioterrorismo e das energias alternativas.