//Luto nacional de sete dias em Angola pela morte de José Eduardo dos Santos

Luto nacional de sete dias em Angola pela morte de José Eduardo dos Santos

O Presidente de Angola ampliou de cinco para sete dias o período de luto nacional pela morte do ex-chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos, através de um novo decreto, que altera o publicado ao início da tarde.

“Tendo em conta os procedimentos associados ao passamento físico do antigo Presidente da República de Angola José Eduardo dos Santos” e “havendo necessidade de estender-se o período de luto nacional inicialmente declarado, de modo a assegurar que as homenagens devidas à sua figura, a sua obra, os seus feitos e o seu legado decorram em período significativo”, o atual chefe de Estado, João Lourenço, aumentou o período de luto nacional.

Assim, o luto nacional “tem a duração de sete dias” e inicia-se às 00:00 de 9 de julho, lê-se no novo decreto.

O Presidente de Angola tinha decretado hoje cinco dias de luto nacional, a começar também no sábado, pela morte do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, aos 79 anos.

“É declarado o luto nacional a ser observado em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares”, refere o primeiro decreto presidencial do chefe de Estado.

Segundo o decreto, o luto nacional começa às 00:00 de sábado, 09 de julho, tal como agora, durante os quais a bandeira nacional será colocada a meia haste e serão cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas.