//Maior exportador nacional faz 30 anos. Investimento público na Autoeuropa até “foi baixo”

Maior exportador nacional faz 30 anos. Investimento público na Autoeuropa até “foi baixo”

Da Autoeuropa saíram 192 mil veículos em 2020, uma queda face aos 254.600 contabilizados em 2019. O impacto nas exportações foi menor, mas representou 4,7% e a empresa é responsável por 1,4% do PIB nacional. Além disso, a unidade de Palmela fechou o ano com 5282 trabalhadores. A tudo isto somam-se ainda os impactos indiretos.

Mira Amaral defende que “a Autoeuropa é um bom exemplo do investimento direto estrangeiro que devemos captar para Portugal. É uma empresa industrial exportadora que abre novos mercados, permite fazer formação no posto de trabalho de jovens quadros e é integradora, abre mercado para os fornecedores (indústria de componentes).”

A Volkswagen Autoeuropa lidera as exportações, mas não está sozinha. Oito das dez maiores exportadoras estão ligadas ao sector: Autoeuropa (1º lugar), Bosch (4.º), Continental (5.º), Faurecia (6.º), PSA (7.º), Visteon (8.º), Aptivport (9.º) e Eberspaecher (10º).

Este é o retrato do cluster automóvel português, “uma grande história de sucesso”, defende Mira Amaral. A partir da Autoeuropa, foi possível desenvolver no país a indústria de componentes, “que faturou em 2019 11,9 mil milhões de euros, este ano irá faturar cerca de 10,7 mil milhões, devido ao covid, é responsável por 5% do PIB português e 16% das exportações portuguesas e emprega 63 mil pessoas.”

O futuro

“Os sucessivos governos têm conseguido aguentar a Autoeuropa”, diz Mira Amaral, mas será preciso mais do que isso no futuro. O antigo governante lembra que este é um sector em profunda transformação e o governo devia “preocupar-se e muito”.

“Era crucial desenvolver toda a cadeia de valor, desde a extração e produção de lítio, em que Portugal tem as maiores reservas da Europa, até à refinação desse lítio e à construção de uma fábrica de baterias. Essa era uma tarefa em que o governo se devia preocupar para defender o nosso cluster automóvel da transição do veículo de combustão interna para o veículo elétrico”, explica.

Com todas as marcas automóveis a apostarem fortemente nos veículos elétricos, é de esperar que a Volkswagen siga o mesmo caminho. Portugal tem de novo a oportunidade de se apresentar como um país competitivo, tendo em conta que o país “tem lítio nas minas e os maiores recursos de lítio da Europa”.

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